Parto, o evento mais lindo do calendário da vida!
"O parto marca não apenas o nascimento de um bebê, mas sim o início de uma nova jornada, onde o amor entre mãe e bebê se fortalece a cada dia."
COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS
Parto, o evento mais lindo do calendário da vida!
E aí, mamãe e papai? Como vão as coisas por aí? Ansiosos, temerosos e/ou mega felizes?
Hoje vamos bater um papo sobre o momento mais esperado durante toda a gestação: o dia em que vocês vão conhecer e segurar nos braços o bem mais precioso de suas vidas! Esse dia é especialmente tenso para a mamãe, né? Afinal, junto com todo esse encanto, temos um evento importantíssimo chamado "Parto". Seja como for, é normal sentir um certo medinho, afinal, estamos falando do nascimento de uma vida.
Como não sou especialista, não vou me aprofundar no tema, mas posso compartilhar um pouquinho da minha experiência. Preparados?
Bom, inicialmente, eu desejava um parto normal. Durante toda a gestação, trabalhamos com essa possibilidade. Porém, quando completei 39 semanas, tivemos que repensar, já que entre uma consulta e outra, mesmo estando bem próximas, eu não apresentava a dilatação esperada.
Na penúltima consulta, minha médica, após a ultrassonografia, disse que eu entraria em trabalho de parto no final de semana. Ela me orientou a caminhar, subir escadas, fazer exercícios com a bola de pilates, e também apresentou uma segunda possibilidade: a indução. Ela ressaltou que as chances de dar certo eram pequenas, girando em torno de apenas 50%, e que talvez eu ainda precisasse de uma cesárea, o que não seria ruim, mas iria contra meu desejo inicial.
Seguimos as orientações iniciais, mas optamos por não fazer a indução e continuamos com a rotina de consultas. Desta vez, a consulta estava marcada para o dia 10 de dezembro, uma terça-feira, às 10h. Pela riqueza de detalhes, já deu para perceber que esse era o grande dia! Nesta consulta, minha médica disse que meu bebê estava pronto para vir ao mundo e que só precisávamos consultar a disponibilidade da maternidade.
Por volta das 11h30, recebemos a confirmação do agendamento, marcado para as 20h40. Foi um misto de emoções! Avisamos a família, terminamos de organizar as coisas e, por volta das 18h, seguimos para a maternidade, rumo ao evento mais lindo de nossas vidas: o nascimento do nosso pequeno.
Estávamos tão nervosos que meu esposo até esqueceu o documento em casa, só percebendo na entrada da maternidade! Por sorte, já tínhamos passado no pronto socorro e ele já tinha cadastro.
Estava com um pouco de medo, mas confiante, pois sabia que estava sendo assistida por uma excelente equipe médica, que acompanhou toda a minha gestação. Às 21h28, recebemos o maior presente de nossas vidas: um bebê lindo, com 47cm e pesando 2.825 kg. Ele estava faminto, pois assim que nasceu, começou a chupar a mãozinha.
Tudo correu bem, nós estávamos bem e saudáveis. Após os procedimentos iniciais, seguimos para a primeira mamada, um momento mágico entre nós três, já que meu esposo também estava presente.
Após este momento, seguimos para o quarto. Ele chorou durante todo o percurso, mas logo se acalmou. Lembro-me como se fosse hoje: ele deitadinho no meu peito. Foi um momento de conexão entre nós, nos reconhecendo. Foi uma das melhores sensações da minha vida, ter nos braços aquele serzinho tão pequeno e indefeso, e ao mesmo tempo tão forte, meu guerreirinho, que eu já amava com tanta intensidade e que eu não imaginava mais a vida sem ele.
E assim nos tornamos uma "família de três". Ficamos um período no hospital, vivenciamos as primeiras noites mal dormidas, o primeiro banho, as vacinas, os exames, as visitas , o início da recuperação da mamãe.Tudo isso com o coração transbordando de alegria e gratidão por ter o privilégio de estar vivendo uma das melhores fases de nossas vidas. Até que chegou o dia de irmos para casa, para curtir nosso pequeno no cantinho preparado com muito amor e carinho, especialmente para ele. E assim, começamos uma nova etapa das nossas vidas!
E você, conte-nos como foi sua experiência. Ficaremos felizes com seu relato.