Autocuidado materno: Priorize-se e promova seu bem estar

O Autocuidado materno é vital para que as mães estejam física, emocional e mentalmente preparadas para enfrentar os desafios da maternidade e aproveitar essa experiência única.

COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS

2 min read

LEMBRETE COM A FRASE TIRE UM TEMPO PARA VOCÊ
LEMBRETE COM A FRASE TIRE UM TEMPO PARA VOCÊ

  Olá, Mamães!

Espero que estejam bem

Hoje vamos conversar sobre um assunto importante: o autocuidado materno. Mas antes de começarmos nossa conversa, vamos entender o significado desta palavra. Em termos simples, o autocuidado refere-se às ações que realizamos para nos mantermos saudáveis.

E é sobre isso que vamos falar hoje. Sabemos que o nascimento de um filho marca o início de uma nova fase na vida. Todas as nossas ações e pensamentos giram em torno desse pequeno ser que amamos mais do que a nós mesmas, muitas vezes nos deixando em segundo plano para atender todas as suas necessidades, dando espaço aos famosos "Se der eu vou", "Se der eu faço" ou "Vamos deixar para outro dia", entre outras frases comumente usadas por nós, mães, para justificar o adiamento de nossos desejos mais simples. É um processo natural, acontece comigo, com você e com a maioria das mães, muitas vezes sem percebermos.

A maternidade é repleta de momentos maravilhosos, mas também traz consigo uma sobrecarga para a mulher. São muitas tarefas a serem realizadas durante o dia, independentemente da fase de desenvolvimento do filho.

É ótimo para o filho ter uma mãe presente, que compartilha bons momentos com ele, são lembranças que ele levará para toda a vida. Acredite, não está errado agir assim; pelo contrário, é muito saudável para os dois. São momentos únicos, que não voltam, e o tempo passa tão rápido que temos sim que aproveitar cada segundinho com eles.

No entanto, não podemos esquecer que além de mães, somos indivíduos com vontades e necessidades que precisam de atenção e cuidado também. Precisamos estar bem para cuidar bem do outro. É aqui que entra a importância do autocuidado, dedicando um tempo para nós mesmas.

Não é fácil encontrar esse tempo, eu sei. E para complicar ainda mais, muitas vezes nos sentimos culpadas por dedicar esses momentos de exclusividade a nós mesmas. Lembro-me de quando voltei a treinar, me sentia culpada mesmo sendo apenas três vezes por semana durante cerca de 1h30, enquanto meu filho estava na escola. Demorei um tempo para aceitar e compreender que também estava fazendo isso por ele, que dedicar apenas 1h30 de um dia de 24 horas para mim mesma trazia benefícios como alimentação mais saudável,  melhora do sono e a diminuição do estresse, tornando-me mais calma, paciente e tolerante.

É claro que as coisas não são tão simples assim. Por vezes, não conseguimos ir ao banheiro sem ter um vigia esperando na porta ou chamando "mamãe". Às vezes, brinco com meu filho dizendo: "esta é uma atividade individual", o que não o impede de ficar me aguardando do lado de fora, sem contar os imprevistos que surgem durante nossa rotina de mãe.

Mas é importante que você, mamãe, reserve um tempo para si mesma sempre que possível. Comece com alguns minutos e, à medida que as coisas se encaixarem, aumente esse tempo. Organize uma rotina que se encaixe no seu dia a dia. Você vai perceber como isso trará benefícios para você e para a relação com seu filho, tornando seus momentos juntos ainda mais especiais.

 Então, Bora tentar!

Conte-nos o que vocês, mamães, pensam sobre a importância do autocuidado e como ele está presente em suas vidas. Sentem falta desse tempo dedicado exclusivamente a vocês? Ficaremos felizes em receber seus relatos, que podem servir de inspiração para outras mamães darem o primeiro passo.